Projeto Educativo

 

No ano de 2011, aconteceu o XV Encontro da Comissão de Educadores Claretianos do Brasil − CECLAB, realizado na cidade de Batatais, com participação das equipes de todas as unidades de educação da Província Claretiana do Brasil. O encontro possibilitou a socialização das experiências dos educadores que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, bem como a reflexão sobre os fundamentos da Educação Claretiana. 

Como resultado do encontro, identificou-se a necessidade de sistematizar e propor um Projeto Educativo único que norteasse, com bases antropológicas, filosóficas e teológicas, o trabalho dos educadores Claretianos. Tal Projeto foi submetido à apreciação no Segundo Capítulo da Província Claretiana do Brasil, a fim de que os capitulares conhecessem e confirmassem as proposições. 

Princípios fundamentais: 

• Cada pessoa é um ser único e singular. A educação procura tornar esse ser sujeito consciente de suas possibilidades e limitações. A manifestação dinâmica dessa singularidade é a originalidade e a criatividade. 

• Cada pessoa é o princípio de suas ações, de sua capacidade de governar-se por meio da liberdade. O ser humano é livre para se realizar como pessoa e, por isso, responsável pelo seu projeto pessoal e social de vida. 

• O ser humano é uma totalidade e uma exigência existencial de abertura e contato com os outros. Esse princípio orienta a educação para as relações de colaboração de trabalho, amizade e sociabilidade na vida econômica, política, social e cultural. 

Ao considerar o educando o centro do processo educacional, o Projeto Educativo Claretiano enfatiza a responsabilidade, a sinceridade, a verdade, o diálogo, a confiança, a autoestima, a criatividade, a paz, a amizade, o respeito, a justiça, a cooperação e a partilha. 

Propõe, ainda, uma mudança de mentalidade: crescer na fraternidade Claretiana em espírito de família, cada um com suas diferenças e valores. Da comunhão de vida, deve surgir o desejo de compartilhar projetos e ações concretas, assumindo ideais de solidariedade, como uma missão que propõe a todos abrir-se à razão emocional, comunicativa, estética e simbólica. 

 

últimas notícias }

Colégio promove palestra sobre o Autismo

Colégio promove oficina de máscara de Carnaval

Claretiano - Colégio Boa Vista inaugura a capela 'Casa de Oração'

O Claretiano Colégio de Boa Vista está localizado na Rua Antonio Augusto Martins, 52, São Francisco - Boa Vista/RR

Copyright 2013 - Colégios Claretianos